

Um rio que passa
Pois é água estou cansado de ver você passar. Passar, lentamente passar sem dizer nada. Sem dizer aonde você vai ...parece até com o passar dos anos da minha vida, nada de novo.
E eu aqui, calado...só, tão só: sem ter o que fazer, ou pensar ou com quem conversar. Vendo você passar... passar.
Vendo a vida passar...!
-É que você só olha para o lado de baixo, para as águas que já passaram e que não voltam mais. Olha para o outro lado, para cima, de onde eu venho, de onde você vem, e verá tudo o que podemos construir com as experiências das “nossas águas” que já passaram, e você verá um mundo novo acontecendo.
Ta olhando?
-Veja a criançada brincando alegre: quanta esperança no futuro - veja a professora na sala de aula ensinando a ver o mundo, as inúmeras facetas do mundo: quanta animação.
-É verdade água, mas, como você pode ver tanta coisa sem sair do lugar, do seu leito?
-É que eu sou formado pelas águas de muitos lugares, de muitas regiões: cada lugar, cada época me ensina um pouco:
quando eu passo, vem água nova que ocupa o meu lugar: eu nunca paro; nunca desanimo.
-É, mas aquela professora parece bem cansadinha: lá se foram seu anos de mocidade; veja, ela caminha lentamente e se esforça para por as sua classe em ordem.
-Não há duvida, é verdade: ela enfrenta uma trabalhosa luta diariamente, mas creio que, para ela, é uma tarefa prazerosa: ela se renova todo dia nas águas da esperança:
veja aquela velhinha atravessando a rua; quanta vida vivida, quanta sabedoria acumulada ela deve ter, quanta água boa ela já bebeu:-quantas plantas ela já molhou:-você já conversou com uma delas?
-Veja aquele casal de namorados trocando juras de amor:
é o mundo que se renova.
- Reconheço que Você tem razão, pois no passar das águas...do tempo da vida, tudo se faz novo: eu achava que você apenas carregava folhas, galho e areia, e que não sabia aonde chegar!
-O passar das águas é como o passar da vida... o rio pode apenas carregar folhas, mas pode gerar a energia que ilumina milhões de pessoas: é preciso saber optar: veja a luta daqueles jovens estudantes; trabalham durante o dia e estudam à noite - eles certamente irão melhorar o mundo em que vivem : e aquela mãe de família dando duro no lar e muitas vezes trabalhando fora dele - veja aquele homem chegando cansado em casa depois de um dia de labuta e de enfrentar um transito horrível... somente querendo chegar...chegar e descansar com os seus queridos.
-Você tem que olhar, também, o lado bom do ”rio da vida”; é um lado trabalhoso, cheio de surpresas, de vitorias e derrotas, de muitas desilusões, mas também de alegria... de construção do novo.
Dias melhores virão desde que contribuamos com a nossa parte, é isso que nos faz continuar, prosseguir sem pressa: nossas águas, certamente irão passar, mas o rio deve continuar.
Não desistir: continuar.